Exportações de café, carne e sucos aos EUA despencam após tarifas de Trump

Foto: Reprodução

As exportações brasileiras de carne bovina, suco de frutas e café para os Estados Unidos caíram drasticamente desde abril, após a imposição de tarifas de 10% pelo presidente norte-americano, Donald Trump. A medida afetou diretamente produtos que estão entre os principais itens do agronegócio exportados para os EUA, e o cenário pode piorar com a previsão de aumento da taxa para 50% a partir de 1º de agosto.

🔔 Quer ficar por dentro das notícias de Ouroeste e região em primeira mão?

Salve nosso número e mande uma mensagem no WhatsApp!
📲 Clique aqui para falar com a gente

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), a queda mais acentuada foi na carne bovina, com redução de 67% nas exportações entre abril e junho. O suco de frutas teve queda de 54%, e o café, de 41%. O Ministério da Agricultura já trabalha para minimizar os impactos, buscando novos mercados como China, Austrália, Arábia Saudita, México, Chile e Vietnã.

Apesar da pressão do setor produtivo, o governo federal ainda enfrenta dificuldades para negociar com os EUA um possível adiamento das tarifas. Enquanto isso, segue mapeando alternativas para redirecionar os produtos brasileiros a outros países.

Picture of Redação

Redação