Bom Condutor garante renovação automática e gratuita da CNH para motoristas sem infrações

Foto: Marcio Ferreira/MT

A renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ficou mais simples para motoristas que mantêm um bom histórico no trânsito. Desde dezembro de 2025, o Governo do Brasil implantou a política do Bom Condutor, que permite a renovação automática e gratuita da CNH para quem não cometeu infrações nos últimos 12 meses e está inscrito no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC). A partir de janeiro de 2026, o sistema passou a funcionar de forma contínua, com atualizações diárias pelo aplicativo da CNH do Brasil, beneficiando milhares de condutores em todo o país.

O processo é totalmente digital. Quando a CNH vence, a renovação é feita automaticamente na base nacional da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e disponibilizada no aplicativo, sem necessidade de exames presenciais, ida ao Detran ou pagamento de taxas. Além disso, o motorista recebe um selo de Bom Condutor visível no app, como forma de reconhecimento pelo comportamento responsável. Segundo o governo, nesta primeira fase, os beneficiados já economizaram cerca de R$ 120 milhões em taxas e procedimentos.

O benefício, no entanto, não é válido para todos. Motoristas com 70 anos ou mais não têm direito à renovação automática, enquanto condutores a partir dos 50 anos podem utilizar o benefício apenas uma vez. Também ficam de fora quem possui CNH com validade reduzida por recomendação médica ou documento vencido há mais de 30 dias. Com cerca de 80 milhões de CNHs ativas no país, a expectativa é que mais de 10 milhões de motoristas sejam beneficiados ao longo do tempo, incentivando uma cultura de responsabilidade e segurança no trânsito.

Picture of Redação

Redação