A Polícia Civil de Rio Preto realizou nesta segunda-feira, 19. A Operação Intersticial, contra a venda ilegal de cigarros eletrônicos e refis de Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF). Foram cumpridos cinco mandados de busca e 59 vistorias em comércios da cidade, resultando na apreensão de 627 cigarros eletrônicos e 429 acessórios, que serão periciados e destruídos. Quatro empresários foram presos em flagrante, enquanto outros investigados responderão em liberdade.
🔔 Quer ficar por dentro das notícias de Ouroeste e região em primeira mão?
Salve nosso número e mande uma mensagem no WhatsApp!
📲 Clique aqui para falar com a gente
A ação foi motivada pelo aumento de casos graves de lesões pulmonares associadas ao uso de cigarros eletrônicos, inclusive entre adolescentes, com risco de necessidade de transplante de pulmão. A venda desses produtos é proibida pela Anvisa e pode gerar penas de até cinco anos de prisão, além de outras sanções ligadas à saúde pública e relações de consumo.
No total, 120 policiais participaram da operação, que também busca alertar pais, professores e jovens sobre os riscos à saúde causados pelo uso desses dispositivos, cada vez mais comuns no ambiente escolar.

