Novo sistema de emplacamento começa a valer em SP e promete economia para motoristas

Foto: Divulgação

O processo de emplacamento de veículos em São Paulo passou por uma mudança significativa a partir desta sexta-feira (1º). Agora, o pedido para instalar a placa não será mais feito diretamente com as empresas estampadoras, mas sim antecipadamente junto ao Detran-SP. A mudança vale tanto para veículos novos quanto para os que precisam substituir a placa atual, e tem como objetivo tornar o processo mais seguro, transparente e menos burocrático.

🔔 Quer ficar por dentro das notícias de Ouroeste e região em primeira mão?

Salve nosso número e mande uma mensagem no WhatsApp!
📲 Clique aqui para falar com a gente

Com a alteração, o Detran-SP passa a ter controle total das etapas do emplacamento desde o início, o que amplia a fiscalização e reduz riscos de fraudes. O valor pago também muda: em vez de cobrar por placa, o custo passa a ser por veículo, o que representa economia principalmente para donos de automóveis — que utilizam duas placas. A economia estimada com o novo modelo pode ultrapassar R$ 56 milhões por ano.

Antes, o proprietário precisava pagar as taxas e depois procurar uma estampadora credenciada para fazer o pedido da placa. Agora, a autorização será gerada diretamente no sistema do Detran, e só então o proprietário poderá escolher uma estampadora para a confecção. O pagamento dessa etapa continua sendo feito à empresa escolhida, mas o controle do processo, segundo o órgão, será muito maior.

Picture of Redação

Redação