O plantio e a distribuição de cerca de 5 mil mudas de árvores marcaram as ações ambientais desenvolvidas em Ouroeste ao longo de 2025. As iniciativas envolveram espécies frutíferas, nativas e ornamentais, com foco na ampliação da arborização urbana, na recuperação de áreas verdes e na melhoria das condições ambientais do município, conforme informações da Secretaria de Meio Ambiente.
- Polícia atende mais de 1,2 mil ocorrências em Ouroeste de janeiro a novembro
- Natural de Catanduva, Marcel vence votação, mas desiste antes de entrar na casa do BBB 26
- Agenda cultural diversificada movimenta público e economia em 2025
- Turismo avança em 2025 com nova classificação nacional e fortalecimento regional
- Plantio de 5 mil mudas e proteção de nascentes marcam ações ambientais
As ações incluíram o plantio em espaços públicos e atividades com alunos da rede municipal de ensino, integrando práticas de educação ambiental ao cuidado com o espaço urbano. A proposta foi associar a expansão da cobertura vegetal a processos educativos, aproximando crianças e jovens de temas relacionados à preservação ambiental e ao uso consciente dos recursos naturais.
“O plantio tem um papel prático e educativo. Além de contribuir para a arborização da cidade, permite trabalhar a consciência ambiental com a comunidade e, principalmente, com as crianças”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Amarildo Lopes.

Além das ações de arborização, o município garantiu mais de R$ 250 mil em recursos do FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) para a realização de estudos e intervenções em áreas degradadas, com foco na proteção da nascente do Córrego do Pato.
As medidas previstas incluem ações de controle de erosão e preservação dos recursos hídricos, contribuindo para a conservação ambiental e para o equilíbrio dos ecossistemas locais.





